quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Bica de azeite


Bica de azeite é um pão tradicional da Beira Baixa. Lembro-me de em pequena mergulhar nesta delícia, na casa da minha querida avó Silvana, numa terrinha mesmo perto da fronteira com Espanha, lá para os lados de Castelo Branco...ou, «lá para trás do Sol posto», expressão que o meu pai usava, referindo-se às imensas horas que demorávamos de carro para lá chegar (ainda não se fazia o trajecto desde Lisboa com a ajuda da auto-estrada). Na altura era uma aldeia, há cerca de 30 anos e eu adorava passar as minhas férias com a minha avó. Neta mais nova, tive o prazer de a ter na casa dos meus pais durante uma parte da minha infância. Tínhamos uma ligação do melhor que há. E saudades que tenho!! Da minha avó, da minha infância, dos verões passados na terrinha onde uma criança podia brincar à vontade na rua (coisa que não podia fazer onde morava), de comer bolos de azeite, batatas fritas e tortilha à espanhola sempre que lhe pedia (não contes aos meus pais, avó...pois que já era gordinha e uns pais enfermeiros preocupavam-se)...enfim..ficam as recordações e é com elas que continuo a escrever este post e a inundar o teclado...

Tenho a memória presente do sabor e, mesmo provando as várias que por lá se fazem nos dias de hoje, sinto que lhes falta qualquer coisa...ou o que falta mesmo é a minha Silvaninha.


Bem, já tinha visto por aí a circular algumas receitas de Bica de azeite, preparada com a ajuda da Bimby. Há tempos fiz e fiquei até surpreendida com o resultado. Pela positiva, claro! Não cheguei foi a tirar fotos.
Pode sempre fazer-se amassando à mão, leva é muito mais tempo.


Pois bem, vamos a isso! Faz-se num instante (sem contar com o tempo de levedar) e estimula bem as papilas gustativas.

Lembro-me que esta receita saiu numa revista « Momentos de Partilha (Bimby) », nos finais do ano de 2012, mas não me recordo do número da publicação.

Fica aqui a receita...para duas bicas como esta.

Ingredientes:

  • 250 g de água
  • 10 g de açúcar (ou menos um pouquinho)
  • 40 g de azeite, mais q.b. para pincelar a massa
  • 15 g de fermento de padeiro fresco
  • 470 g de farinha 65, mais q.b. para polvilhar o local onde se vai estender a massa
  • 1 colher de chá rasa de sal

Modo de preparação com a ajuda da Bimby:

  1. Colocar no copo a água, o açúcar, o azeite e o fermento de padeiro e programar 2 min / 37º C/ Vel 2.
  2. Adicionar a farinha e o sal e programe 2 min/ Vel Espiga. 
  3. Retirar e deixar levedar por 30 min ou até dobrar o volume. Já aqui referi, num post de pão, que coloco a massa para levedar dentro do microondas desligado, claro. É mais rápido.
  4. Pré aquecer o forno a 200 ºC.
  5. Com as mãos untadas com azeite, dividir a massa em duas partes iguais e numa superfície enfarinhada estender cada uma delas, com as mãos (não usar o rolo!) de maneira a dar-lhes uma forma oval espalmada.
  6. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, papel de forno, ou tapete de silicone. Com um garfo picar a massa e pincelar abundantemente com azeite. Eu não deixo levedar mais.
  7. Levar ao forno a 200º C, até ficar douradinha.
  8. Retirar e deixar arrefecer numa rede.

Deliciem-se!

Aos que conhecem...façam-me chegar a vossa opinião.



7 comentários:

  1. Hummm que belo pão. Gostei muito da sugestão e apresentação.

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que belo aspecto tem o teu pão, ja andou debaixo de olho a uns dias...

    Bjs,

    Susana
    http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Agradeço os vossos comentários e a visita ao meu blog.
    Minha querida Susana, mãos à obra que vais sair-te bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro a bica de azeite. Como uma sozinha num instante. Estou a fazer a ver como sai

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. cada vez que vou à minha aldeia compro sempre essa bica so em vela faz crescer àgua na boca

    ResponderEliminar