terça-feira, 22 de abril de 2014

Folar Doce



Já passou a Páscoa.

Este ano experimentei a receita de Folar Doce da Teleculinária.

Claro que a amassei na Bimby, para facilitar.


A receita Original é esta:

Ingredientes:

1 kg de farinha (uso Espiga 65)

 250 g de margarina (uso  Vaqueiro Clássica) amolecida

 100 g de açúcar

 3 ovos cozidos + 3 ovos (não fiz a decoração com os ovos)

 5 dl de leite morno

 35 g de fermento de padeiro seco

 1 colher (chá) de sal

 1 colher (chá) de erva-doce ( uso Margão)

 1 colher (chá) de canela em pó (uso Margão)

 Ovo batido para pincelar

 Farinha para polvilhar

E a preparação:
  1. Dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha na mesa, abra uma cavidade, junte o sal, a erva-doce, a canela, o açúcar, a margarina, os ovos e a mistura do fermento, misture muito bem e trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar, em local quente, até triplicar o volume.
  2. Deite novamente a massa em cima da mesa, retire e reserve 300 g de massa. Molde a restante em forma de bola, achate-a, coloque-a no tabuleiro do forno previamente untado com margarina, disponha os ovos cozidos por cima e pressione um pouco. Molde rolinhos com a massa que retirou e cubra os ovos. Eu decidi fazer sem os ovos. Dividi a massa em 4 rolinhos que enrolei dois a dois para fazer o efeito na foto. Tape com um pano e deixe levedar mais 30 minutos
  3. Pincele depois toda a massa com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.













Eu só fiz meia receita. No entanto, tive que adicionar mais farinha do que o pedido a fim de descolar-se do recipiente e poder moldar.
Ficou muito bom no próprio dia, mas no dia seguinte já não estava fofinho. Não sei se pelo facto de ter acrescentado mais farinha ou se é mesmo da receita. De aspecto também ficou bonito, não o deixei tostar muito de propósito.

Agradeço a sua visita!

2 comentários: