sábado, 27 de dezembro de 2014

Natal de 2014

A azáfama tem sido muita...nesta altura é sempre assim.

Nem consegui passar aqui por este meu cantinho para desejar a todos um Feliz Natal, no calor da Família e com muito Amor!

Claro que quando o Natal se passa na minha casa, a azáfama é muito maior e começo nos preparativos logo em Setembro, seja porque me lembro de um pormenor para colocar nas mesas, seja porque provei uma receita e fico com a idéia para fazer...Mas o Natal em família só se passa na minha casa de 5 em 5 anos. E isto porquê? Eu sou filha única, o meu marido tem quatro irmãos e os Natais vão passando à vez por cada casa.

Este ano viajámos até Torres Novas (cerca de 45 minutos de distância) e correu tudo muito bem.

Somos sempre muitas pessoas à mesa, nunca menos de 20! É complicado arranjar lugares para todos, mas as minhas cunhadas têm umas mesas desmontáveis e respectivos bancos que emprestam quando é preciso...

Vou deixar por aqui algumas fotos não editadas da nossa mesa na noite de Consoada e alguns pormenores.

Ficam então algumas ideias, até para mim, para um dos próximos anos.

Espero que gostem!






























Tanta coisa que não foi fotografada!! Que grande falha da minha parte!!

Do Menu da noite de consoada constava:

  • Entradas várias como paté de atúm, enroladinhos de carne, enroladinhos de queijo, pastéis de bacalhau, rissóis de camarão, rissóis de leitão, presunto em quadradinhos, queijo fresco, queijo de cabra, queijo da serra, camarão cozido, salada de polvo, azeitonas, tostinhas e gressinos
  • Sopa de cenoura e abóbora, aromatizada com noz-moscada (uma delícia, nunca tinha provado com noz-moscada)
  • o belo do Bacalhau cozido com batata, cenoura e couve portuguesa
  • Variadas sobremesas e doces como arroz doce, aletria, tarte de amêndoa, crepes recheados com doce de morango e chantilly, bola de carnes de charcutaria, bolo rei, bolo rainha, coscorões, mousse de chocolate, torta de claras, pudim de ovos e amêndoa, mousse de limão, suspiros, figos com noz, bolachas de chocolate e especiarias, biscoitos crocantes, broas castelar, bolo tradicional alemão, bolachinhas estrela com glacé, fruta variada (manga, banana, maçã, uvas, tangerinas), sonhos, filhozes...e também estava uma fonte de chocolate, com chocolate de leite e branco para molhar a frutinha.

No dia 25 tivémos a tradicional «roupa velha» (aproveitamento do bacalhau, da batata, da cenoura e da couve), o lombo de porco assado no forno, pato assado no forno, o arroz e a saladinha para acompanhar.


Espero que o Vosso Natal tenho sido passado em família com bons momentos para mais tarde recordar e os meus desejos são de continuação de Boas Festas.

Agradeço a visita!

Sem comentários:

Enviar um comentário