sexta-feira, 1 de maio de 2015

Bolo do Caco


Bolo do caco, para quem não sabe, é um tipo de pão achatado muito típico do arquipélago da Madeira que é cozido em chapa quente. Como não tenho a tradicional chapa quente, cozi-o numa frigideira anti-aderente.

Esta foi a primeira vez que fiz, já há tempos que andava para experimentar (pensava que nunca iria ficar bem) mas estou satisfeita com o resultado, usei uma receita da Vorwerk (Bimby) e que passo a transcrever aqui:

Ingredientes:
  • 1 c. café sal 
  • 100 gr. água 
  • 1 dente de alho
  • 250 gr. farinha 
  • 70 gr. batata doce
  • 1 saq. fermento padeiro 

Preparação:
  1. Cozer a batata-doce com 200 gr. de água e programar 25 Min., Temp. 100, Vel. 1. Escorrer bem a água depois de cozida e reduzir a puré, programando 30 Seg., Vel. 4. 
  2. Juntar o fermento, a água, o alho e o sal. Programar 1 ½ Min., Temp. 50, Vel. 2. 
  3. Juntar a farinha e programar cerca de 30 Seg., Vel. 6 até que a massa fique elástica. 
  4. Formar bolas achatadas com cerca de 1 cm de espessura e diâmetro a gosto. Aquecer uma frigideira anti-aderente e colocar as rodelas de massa, uma de cada vez, cerca de 10 minutos, virando-as de vez em quando até ficarem douradas. 
Usei uma frigideira pequena em cozi um de cada vez. Houve aqui um que ficou um bocado demais passado, foi o primeiro, porque tinha frigideira muito quente, queimou por fora e não cozeu por dentro. Os outros já ficaram bons...(aprendemos com as nossas asneiras...)

Pode ser usado por exemplo para servir um prego no bolo do caco...Pode ser usado para acompanhar umas espetadas em pau de loureiro...ou simplesmente com manteiga aromatizada com alho e salsa fresca...divinal...



Agradeço a visita!

1 comentário:

  1. Nunca comi e nunca fiz! Por cá é mais bolo lêvedo! Mas esse tem muito bom aspeto!

    ResponderEliminar