sábado, 23 de maio de 2015

Caracóis


Petisco de fim de semana, com os amigos ou familiares, acompanhado de uma cerveja bem fresca...e pãozinho torrado...

Caracóis! Neste campo, as opiniões dividem-se e são mesmo contraditórias...Há quem adore e há quem odeie...Cá por casa gostamos bastante e faço-os algumas vezes, quando «abre a época».

Ingredientes:
  • 1 kg de caracóis
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de pau de azeite
  • 1 folha de louro sem o veio central
  • sal a gosto (pode colocar-se também um caldo de carne ou galinha)
  • oregãos a gosto (costumo fazer uma boneca com gaze, para que os oregãos não se espalhem todos)
  • um bocadinho de chouriço ou bacon

Preparação:
  1. Lavar muito bem os caracóis com água corrente, para que fiquem bem limpos e eliminar todas as cascas que estejam partidas. Lavam-se em várias águas e em água corrente, esfregando-os uns nos outros com as mãos em concha, com cuidado para não partir as cascas. Há quem junte aos caracóis 2 ou 3 colheres de sopa de sal grosso e os envolva durante uns minutos para que eles ao recolherem para dentro das conchas deitem o mais possível de excreções (baba) e para que o sal ajude a proceder à limpeza das excreções e porcarias que estão agarradas às cascas.
  2. Depois de bem lavados, introduzi-los numa panela e cobri-los com água.Vão a lume baixinho para que a água vá aquecendo muito lentamente, obrigando os caracóis a saírem. Deixar levantar fervura, em lume brando e tapado, mais ou menos 10-15 minutos, para que os caracóis possam sair da casca.
  3. Em seguida juntar todos os outros ingredientes (menos o sal e os oregãos que devem ser adicionados no fim...às vezes distraio-me, coloco logo e noto o sabor algo amargo dos oregãos) e deixar levantar fervura. Se for formando espuma, vai-se retirando com a ajuda de uma escumadeira. Quando levantar fervura, deixar cozer, durante cerca de meia hora, em lume brando. Para obter um líquido o mais limpo possível, poderá retirar os caracóis com a escumadeira, para um recipiente e escorrer a água pelo passador de rede para cima deles. Depois de estarem cozidos, retificar os temperos e apagar o lume, Deixá-los repousar um pouco, antes de servir, para que possam ganhar ainda mais sabor. E já está. Venha a cervejinha.

Eu não coloco piri-piri nem malagueta por causa da criança cá de casa e eu também não sou fã. 


Mas para os apreciadores, costuma usar-se nesta receita.



Agradeço a visita!

1 comentário:

  1. Eu nunca provei! Poderia dizer que é esquisito mas lapas é igualmente esquisito e eu gosto! Nada como experimentar!

    ResponderEliminar