quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Tomatada de Bacalhau


Cá em casa apreciamos muito bacalhau. Até o pequeno come, por exemplo, bacalhau cozido simples, apenas temperado com azeite e vinagre, que é coisa que as crianças normalmente não acham muita piada.

São variados os pratos de bacalhau que vão passando por aqui e que, a tempo, irei colocar no blog.

Desta vez, foi uma receita nova, a de Tomatada de Bacalhau que está presente no novo livro "7 Dias com a Bimby" (recebi este livro no Natal passado e tem realmente umas receitas práticas de pôr qualquer um a salivar...).

Ingredientes:


Preparação:

  1. Colocar na Varoma a batata e no tabuleiro da Varoma o Bacalhau. Gosto deste bacalhau, é branquinho, nunca lhe encontrei defeitos e note-se que foi eleito Sabor do Ano 2013 pelos consumidores. É uma óptima alternativa para quem compra bacalhau congelado. Deixei a descongelar de véspera no frigorífico, dentro da própria embalagem. Depois de cozido, retirar a pele e as espinhas e reservar.
  2. Colocar no copo o queijo e ralar 7 Seg /Vel 9. Retirar e reservar.
  3. Colocar no copo o Azeite Gallo Reserva, o alho e a cebola, picar 5 Seg /Vel 5 e refogar 5 Min /Varoma /Vel 1.
  4. Adicionar a Polpa de Tomate Ferbar - que é bem vermelhinha e feita com tomates portugueses, o Caldo de Peixe Knorr (colocar apenas meio cubinho, é o suficiente para dar um bom gosto e, se necessário for, colocar depois mais um pouco de sal) e o açúcar, colocar a Varoma com o tabuleiro e programar 25 Min /Varoma /Vel 1. Num Pyrex ou noutro tabuleiro, colocar a batata, cubrir com o bacalhau, regar com o molho de tomate, polvilhar com o queijo reservado e os oregãos. 
  5. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 15 minutos ou até gratinar. Servir com uma salada.












1 comentário:

  1. ficou lindo penso que é uma das tuas melhores apresentações, estou a adorar o teu blogue

    ResponderEliminar